Saiba como se prevenir contra os principais problemas de coluna
quinta-feira, setembro 10, 2015![]() |
Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images |
A LER trata-se de um conjunto de problemas nos ossos e músculos, causados pela repetição em excesso de alguma atividade. Normalmente, as causas mais comuns estão relacionadas ao trabalho, seja por digitar demais, uso excessivo do mouse, má postura na frente do computador, entre outras. Para evitar esse tipo de problema, a atitude mais correta é seguir aos simples e valiosos conselhos ergonômicos.
A Ergonomia é a ciência responsável por estudar adequações para ambientes de trabalho com objetivo de adaptá-los às características psicofisiológicas das pessoas, possibilitando maneiras eficientes e seguras de execução das tarefas, sem comprometer a saúde e o bem-estar do trabalhador. Segundo especialistas, a ergonomia colabora para a diminuição do cansaço e aumento da produtividade do trabalhador, sendo vantajosa também, para as empresas.
A norma reguladora NR-17 do Ministério do Trabalho, define normas de ergonomia para postos e locais de trabalho que se adaptem às condições dos trabalhadores, visando conforto e desempenho eficiente e seguro. Segundo a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, a dor nas costas e outros problemas de coluna podem ser amenizados. “Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.”
A falta de exercícios físicos diários também contribui para o surgimento das lesões. Segundo a ABRColuna, pessoas que já sofreram com algum problema de coluna, acreditam estar incapacitados de realizar certos exercícios, o que seria um erro, pois ao se exercitar, os músculos se fortalecem, consequentemente, fortalecendo a coluna, prevenindo novas crises.
Fontes: ABR Coluna / segs.com.br
0 comentários