Dor nas costas é uma das principais causas de afastamento do trabalho
segunda-feira, agosto 10, 2015Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 80% da população sofre com a popular dor nas costas em todo o mundo. O dado além de alarmante preocupa que também o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm registrado altos números de afastamentos e até aposentadorias por invalidez pelo mesmo problema. Segundo o instituto, em 2012, mais de 116 mil pessoas tiveram de receber auxílio-doença por problemas nas costas e coluna.
O fator relevante que pode levar a esses dados, segundo o INSS, pode ser o uso de computadores por longos períodos de trabalho sem o uso da devida regra de ergonomia. O instituto atenta, então, para a relação de altura entre as cadeiras e as mesas, as regulagens dos assentos, etc. Além disso, um bom descanso em um colchão confortável e adequado também pode contribuir para a redução dos índices desse mal.
Segundo a fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, a postura correta ao se sentar na cadeira “evita a dor nas costas e previne o desenvolvimento da hipercifose, conhecida popularmente como 'corcunda'”. Segundo ela, “Quando o indivíduo senta-se mantendo a boa postura há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos e os músculos trabalham harmoniosamente, evitando um desgaste de todas as estruturas que sustentam a coluna.”
Fontes: Organização Mundial da Saúde, INSS, e Blog Tua Saúde.com
0 comentários